terça-feira, 21 de agosto de 2012

Didática Geral

Plano de aula!!!


Olá a todos que leem este blog, estive um pouco ausente, confesso. Estes três últimos meses não têm sido fáceis, correria para o término da graduação e início da maratona em busca por um emprego, ou para continuar os estudos. Não imaginei que seria tão difícil assim.
Desde dezembro de 2009, tenho tentado de tudo, de tudo mesmo, desde educadora de creche, até agente educadora da Fundação Casa. Affff.
Neste intervalo me propus a prestar as provas de seleção do Mestrado em Marechal Candido Rondon – PR, mas infelizmente não foi dessa vez, mas valeu a experiência, ano que vem tento de novo!!!. (Um agradecimento especial para o Thiago, Kelli, Lays, Thalita e todos os outros acolheram a mim e minha amiga Melissa, naquela cidade, que em época de mestrado fica mais quente que Ilha Solteira, rsrsr).
Como sempre existe uma luz no fim do túnel, eu ainda tenho mais uma chance de ingressar no mercado de trabalho, ainda resta uma esperança. No dia 28 de março, farei o concurso do Estado de SP, para professor de História, tenho estudado, então qualquer nova ausência repentina já esta justificada. rsrsrs.
Justificativas dadas, vamos ao post!!!
Durante os quatro anos de graduação, produzi alguns textos, resenhas e trabalhos, que pretendo compartilhar com os leitores desse humilde blog. Para começar vou expor alguns planos de aula, elaborados para o Ensino fundamental e Ensino médio, durante as aulas de Prática de Ensino.

Plano de aula:

Tema: O período Vargas (1930-1945)
Série: 3° C

Objetivos: - compreender os fatos ocorridos no passado em relação à política e saber situá-los em seu contexto atual.
-Situar os acontecimentos históricos do período de Vargas, as formas de repressão ocorridas no período, a fim de conhecer e respeitar as diferentes manifestações culturais.
- Compreender que há formas muito diferentes de adquirir, obter e avaliar informações sobre o passado.
Conteúdos:

Conceitual:
- Revolução de 1930
- Estado Novo
- Formas de repressão social, política e cultural
- Populismo
Procedimental:
- leitura em conjunto, alunos e professor.
- analise de documentos escritos e sonoros (músicas)
- produção de texto informativo sobre o tema.
Atitudinal:
- compreensão das diferentes organizações políticas.
- respeitar as diferenças culturais e sociais dos indivíduos.
Estratégias didáticas:
- aula expositiva
- trabalho em grupo
- leitura em grupo
-analise de documentos escritos e sonoros (músicas)
Sequência Didática:

1° aula: Apresentação da temática e as formas de avaliação. Colocar uma questão a respeito do tema para ser trabalhado durante as aulas e ser respondida pelos alunos individualmente na produção do texto final.
2° aula: Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos acerca do tema, para que no término das aulas seja possível analisar qualquer tipo de modificação ou permanência em relação ao tema. Leitura e discussão do texto síntese elaborado com os principais conceitos, as causas e as conseqüências do governo de Vargas.
3° aula: Organizar a turma em grupos, distribuir as músicas censuradas pelo governo Vargas que retratam as formas de repressão e resistência por parte dos intelectuais, estimular os alunos a levantar questões pertinentes sobre as músicas, como por exemplo: que fator definia a censura das músicas. As questões serão uma produção escrita de cada grupo, que será recolhida ao final da aula.
4° aula: Trabalhar em grupos com análise textual, com textos que enfoquem as características da política do governo Vargas (repressão, censura, formas de governo) . Os grupos devem expor as suas análises a fim de trocarem informações e tentar responder as questões levantadas sobre as músicas na aula anterior.
5° Inicio da avaliação: Auxiliar os alunos na produção de texto individual que deve conter o texto trabalhado na segunda aula e relacionar a analise das músicas e os textos produzidos anteriormente, relacionando os seus conhecimentos prévios comparando o que sabiam com o que aprenderam.
6° aula: Continuação da produção de texto.

Recursos didáticos: Textos, Livro didático e Revistas.

Avaliação:
Instrumento de avaliação: Texto abordando o tema da repressão, relacionando o texto trabalhado na primeira aula, a analise das fontes e os textos produzidos anteriormente, considerando o que sabiam comparando com o que aprenderam. O instrumento utilizado para coletar dados sobre a capacidade de pesquisa dos alunos será análise dos grupos, observando: formas de organizar as atividades, se registrar o que estão vendo, se discutem com o grupo, etc.
Critérios de avaliação: Perceber se o aluno foi capaz de dominar os procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto aprendendo a observar e levantar informações de diferentes tipos de fontes (escrita e sonora).

Bibliografia:
ARENDT, Hannah. O Sistema Totalitário. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1978.
BERTONHA, João Fábio. Fascismo, Nazismo, Integralismo. São Paulo, Afiliada, 2005.
MONTELLATO, CABRINI, CATELLI. Historia Temática. O Mundo dos Cidadãos, 2005.
PRATS, Joaquim. Ensinar Historia no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Educar, Curitiba, Especial, p. 191-218, 2006. UFPR.
SARTRE, Jean Paul. De uma China a Outra. In: Colonialismo e Neo colonialismo. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1968.
Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental – Historia.
Cartilha do Professor do estado de São Paulo.




Este plano de aula peguei no blog: http://rosanahistoria.blogspot.com.br/2010/02/plano-de-aula.html

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